sexta-feira, 10 de março de 2017

Oznê Haman III

Ingredientes da massa:

500gr de farinha peneirada 150gr de gordura vegetal em temperatura ambiente 150ml de suco de laranja 1 tablete de 15gr de fermento fresco 1 colher (sopa) rasa de açúcar ½ colher (chá) de baunilh

Ingredientes do recheio:

350gr de goiabada em temperatura ambiente 100gr de damasco azedo (deixado de molho e picado) 50gr de castanha de caju sem sal picada Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:

Dissolver o fermento no suco. Misturar todos os ingredientes da massa. Não deixar a massa crescer mais que 10 minutos – rechear e assar tudo numa leva só. Abrir a massa com um rolo e cortar círculos com espessura de menos que meio centímetro. Misturar os ingredientes do recheio. Rechear os círculos e fechar num triângulo. Assar por 15 minutos em forma untada. Enquanto ainda morno, polvilhar com açúcar de confeiteiro. Rendimento: 50

PURIM 2017



A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar. Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.”
A história resumida:
O império persa do 4º século AEC abrangia mais de 127 países, e todos os judeus eram seus súditos. Quando o Rei Achashverosh mandou executar sua esposa, a Rainha Vashti, por recusar-se a cumprir suas ordens, ele organizou um desfile de beleza para encontrar uma nova rainha. Uma moça judia, Esther, foi a escolhida e tornou-se a nova rainha – embora ela se recusasse a divulgar qual era sua nacionalidade.
Nesse interim, o antissemita Haman foi nomeado primeiro ministro do império. Mordechai, o líder dos judeus (e primo de Esther), desafiou as ordens do rei e se recusou a inclinar-se perante Haman. Haman ficou ofendido e convenceu o rei a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus em 13 de Adar – data escolhida por um sorteio feito por Haman.
Mordechai reuniu todos os judeus, convencendo-os a se arrepender, jejuar e rezar a D'us. Enquanto isso, Esther pediu ao rei e a Haman que fossem com ela a um banquete. Esther revelou ao rei sua identidade judaica. Haman foi enforcado, Mordechai foi nomeado primeiro ministro no lugar dele, e foi emitido um novo decreto – concedendo aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.
Em 13 de Adar os judeus se mobilizaram e mataram muitos dos seus inimigos. Em 14 de Adar eles descansaram e celebraram.

Culinária 
Como o dia que celebra a salvação da existência física do povo judeu, Purim é a mais física das Festas. Suas observâncias incluem dar presentes de dinheiro aos pobres, enviar comida aos amigos, e fazer uma refeição mais elaborada acompanhada por muita bebida nas últimas horas da Festa.
Oznei Haman e Creplach, ambos com recheios escondidos, aludem à natureza oculta do milagre de Purim. Numa nota mais leve, diz-se que as três pontas do hamantashen evocam o chapéu de três pontas de Haman ou as suas orelhas triangulares (pontudas).