terça-feira, 14 de novembro de 2017

Religiões

Um resumo de algumas Religiões...

*Cristianismo
Com aproximadamente 2 bilhões e 200 milhões de adeptos, o cristianismo ainda é a religião mais praticada no mundo todo. Devido a perca de fiéis, essa segmentação tem se adaptado as culturas atuais constantemente.
O conceito dessa religião é baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Filho Prometido de Deus. Seus ensinamentos foram passados de geração em geração através da Bíblia Sagrada.
O Cristianismo tem três principais vertentes: o Catolicismo Romano, a Ortodoxa Oriental e o Protestantismo.

*Islamismo
Aproximadamente 1 bilhão e 600 milhões de pessoas são adeptas ao Islamismo. Esta é uma das religiões que ganha mais fiéis no mundo todo, se continuar crescendo da forma que está em 20 anos os EUA por exemplo terá mais que metade de sua população muçulmana.
Sua cultura está fundamentada nas palavras do Alcorão, no qual os seguidores acreditam ser a palavra literal de Deus que foi passada a Maomé, considerado o último profeta que Deus enviou a terra.

*Hinduísmo
Religião baseada em textos Vedas, ela possui mais de 900 milhões de seguidores. É possivelmente a religião mais antiga do mundo, e pelas tradições diferentes não possuem um fundador principal.
Uma curiosidade do hinduísmo é que ele possui o maior monumento do planeta, o templo Angkor Wat, que foi construído no século XII. Atualmente ele é utilizado como mosteiro budista.

*Religião Tradicional Chinesa
Carca de 400 milhões de pessoas são praticantes da Religião Tradicional Chinesa, essa denominação na verdade trata-se do englobamento de diversas religiões diferentes cultuadas na China. A própria população pega partes de diversas religiões que lhe são de conhecimento, como o budismo, taoismo, confucionismo e misturam suas características criando assim uma crença diferenciada da praticada em qualquer cultura individualmente.

*Budismo
O Budismo tem aproximadamente 376 milhões de adeptos, surgiu 600 a.c, fundada pelo Buda Siddharta Gautama que passou os seus ensinamentos sobre a necessidade do ser humano procurar a realização completa da natureza humana para encontrar assim a verdadeira paz espiritual e poder trazer harmonia por onde passa.
O Budismo também pode ser considerado uma filosofia de vida, pois ele é baseado em meditação sobre a sua existência e a sua influência no meio em que vive.

*Xintoísmo
O número de seguidores do xintoísmo é impreciso, estima-se que seja entre 27 e 65 milhões. Essa religião possui traços de diversas práticas espirituais religiosas antigas do Japão. É uma mistura do que sobreviveu durante milhares de anos de culturas antigas.

*Sikhismo
Muita gente não conhece essa religião, mas ela é uma das dez maiores do mundo, com cerca de 20 milhões de adeptos. O Sikhismo teve como fundador e mestre o Guru Nanak no século 16, na província de Punjab, Índia. Ela é monoteísta e possui alguns elementos próprios além de traços do islã e hinduísmo.

*Judaísmo
Aproximadamente 15 milhões de pessoas no mundo são judias (não se sabe qual porcentagem são religiosos). Seus fundamentos provém da Torá e do Tanach – Escrituras onde tem todos os livros sagrados inclusive a Torá; que simbolizam para os judeus a sua aliança com Deus. As práticas são baseadas nas leis e mandamentos entregues a Moisés por Deus no Monte Sinai.

*Espiritismo
Com cerca de 13 milhões de pessoas, o espiritismo é uma das mais conhecidas religiões do mundo. Apesar de tudo, o espiritismo na verdade é uma doutrina, o Brasil é o país com a maior quantidade de devotos, seus ensinamentos foram passados por Allan Kardec em 1857. Essa doutrina acredita que após a vida nós desencarnamos e nosso espírito se prepara para um novo ciclo, podendo ser ele a reencarnação.

*Paganismo e Neopaganismo
O paganismo é na verdade uma classificação para todos os tipos de religiões politeístas, ou seja, que não possui um deus central e sim, vários deuses ou forças podendo ser elas femininas ou masculinas.
O Neopaganismo é a variação do paganismo que possui tradições modernas e ecléticas, dentre elas uma das mais conhecidas é a Wicca (é uma religião xamânica moderna baseada em rituais pagãos antigos, e também pode ser chamada de bruxaria. As crenças wiccanas fazem parte do neopaganismo, onde se enquadram os grupos que acreditam em crenças europeias anteriores ao cristianismo, como a religião celta).

*Matriz Afro – Umbanda e Candomblé
Atualmente, a única religião fundada no Brasil é a Umbanda, criada em 1917 no Rio de Janeiro. Ela possui elementos da cultura africana com os seus Orixás, indígena, católica e espírita.
O Candomblé é uma religião proveniente da África e foi trazida ao Brasil na época da escravidão. Os escravos continuaram a cultuá-la em segredo e ela se enraizou por todo o país. Os seus deuses são os Orixás que possuem características muito próximas as humanas.
As duas religiões juntas possuem uma estimativa de 3,5 milhões de adeptos pelo mundo.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Quando surgiu e como se divide estes dois grupos: judeus ashkenazim e judeus sefaradim?

Após a destruição do primeiro Templo, aproximadamente em 450 AEC, os judeus foram exilados para a Babilônia. Após 70 ano de exílio, muitos deles retornaram a Terra de Israel.
Contudo, a maioria dos judeus permaneceu na Babilônia. Os judeus que se encontravam na Terra de Israel foram novamente levados a diáspora em 70 EC, desta vez pelos romanos. O exílio romano criou comunidades na Europa e no norte da África.
As comunidades europeias estavam concentradas na França, Espanha, Roma, e Alemanha. Os judeus da França e Alemanha ficaram conhecidos como "ashkenazim" (palavra hebraica para "alemão"), e os judeus da Espanha ficaram conhecidos como "sefaradim" (palavra hebraica para "espanhol"). Os judeus da Espanha, que permaneceram sob o Império árabe por centenas de anos, tinham conexão com os judeus do norte da África e no Oriente Médio, e assim os judeus destas regiões acabaram sendo sefaradim.
As diferenças de costumes entre as comunidades ashkenazi e sefaradi tem origem nas discussões de Halachá entre os rabinos das diferentes regiões, e algumas influências da cultura externa.
O Shulchan Aruch, escrito por Rav Yossef Karo, foi quem definiu a lei judaica para os sefaradim. Mais tarde, o Rav Moshe Israelish, descreveu qual é a halacha para os ashkenazim.
A minha origem e sefaradim.
Gostou ? Deixe seu comentário no Blog, ou pergunta.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Verdade prática para Vida

Shalom Lekulam
RAMA ( Ha Rav M. Isserles )escreve: Saiba que "eu pus o Criador -Hashem- de nome abençoado na minha frente constantemente," é uma grande regra na continuação das (leis) Torah   e (parte) das virtudes atribuídas 4) a pessoa justa que vive diante de D'us. A maneira como uma pessoa se senta, anda e exerce o seu negócio quando ela está sozinha em casa, é diferente de exercer na frente de um grande Rei. Da mesma forma a sua conversa com parentes próximos, não é idêntica ao modo de falar diante de uma  pessoa "Importante"...

Certamente , se prestássemos a atenção adequada , a que o Grande Rei , Hakadosh Barukh Hu , cujo esplendor enche todo o  universo , esta sobre nós e observa nossas ações , como o Pasuk (versículo) aponta , " Poderiá alguem esconderse secretamente , e Eu (Hashem) não o veria ? " imediatamente , o temor e a reverencia provenientes da submissão ao Criador (Hashem) nos manterá atentos a seu respeito.

Uma pessoa não deve ter vergonha 5)  de pessoas lhe ridicularizarem por seu serviço ao criador (Hashem). Mesmo em privado, e até mesmo em sua cama,, será cauteloso de não omitir o saber deiante de Quiém esta . Imediatamente logo apos despertarse , arrumar-se sem demoras (8 para servir ao Criador, de bendito e excelso Nome.