Segue-se abaixo uma lista de judeus ortodoxos e de grandes rabinos autênticos que creram e deram testemunhos de que Yeshua é realmente o messias de Israel.
Rabino Daniel Zion
Rabino Daniel Zion foi um dos rabinos-chefes de Sofia, Bulgária, durante a Segunda Guerra Mundial e um crente judeu. Ele foi avisado sobre o holocausto em uma visão do Mestre, e ele ajudou a salvar 800 judeus de Sofia dos nazistas, mas foi-se internado em um campo de concentração em 1943. Em 1949, emigrou para Israel.
Rabino Yechiel Tzvi Lichtenstein
Yechiel Tzvi Lichtenstein era um crente judeu do século XIX a partir de uma instituição Chasidica. Enquanto estudava na Yeshiva, ele se tornou um discípulo de Yeshua de Nazaré. Ele serviu no Delitzschianum Judaicum Institutum como professor de ciência rabínica e escreveu vários livros e comentários incluindo refutações de obras anti-missionários.
Abram Poljak
Abrão (Bram) Poljak (1900-1963) era um judeu ortodoxo que viveu na Ucrânia. Um prodígio musical, Poljak tocava violino para o Czar com a idade de oito anos. Quando jovem, ele se mudou para a Alemanha e seguiu o trabalho como jornalista. Os escritos de Leo Tolstoy o levou a fé em Yeshua. Depois de uma milagrosa libertação de uma prisão nazista, ele emigrou para Israel no período entre as guerras e contribuiu para o pioneirismo do século XX, o movimento judaico messiânico em Israel e no exterior.
David Baron
David Baron (1857 - 1926) era um crente judeu, escritor, missionário e co-fundador do testemunho hebraico messiânico para Israel, organização missionária em Londres. Além de escrever vários livros, ele também editou e contribuiu com artigos para seu periódico The Nation. Ele era um líder do judaismo messiânico e dos movimentos hebreus messiânicos do período Haskalah (Iluminismo judaico) na Europa.
Ezequiel Margoliouth
Ezequiel Margoliouth (1815-1894) era proveniente da parte polaca da Rússia e o filho do Rabino-Chefe de Sulwalki. Ele era um estudioso e escritor prolífico que veio a fé enquanto participava de uma yeshiva rabínica em Varsóvia.
Isaac Lichtenstein
Isaac (Ignatz) Lichtenstein (1824 - 16 de outubro de 1909) foi um rabino ortodoxo húngaro que se tornou um crente em Yeshua e não renunciou inicialmente o judaísmo ortodoxo e nem o seu posto de rabino chefe. Ele escreveu vários panfletos defendendo que a fé em Yeshua é compatível com o judaísmo. Eventualmente, a pressão da comunidade o forçou a sair de sua posição como rabino chefe, mas ele nunca aceitou o batismo cristão, nem se unir a uma igreja.
Joachim Heinrich Biesenthal
Joachim Heinrich Biesenthal (Raphael Hirsch) (1800-1886) era conhecido como o estudioso judeu messiânico e um líder em meados do século XIX. Ele teve extensa formação em ciência rabínica e um comando completo da língua hebraica. Além de escrever extensos comentários sobre vários livros da Bíblia, ele escreveu vários outros livros e artigos sobre o cristianismo a partir de uma perspectiva judaica.
Paulo Filipe Levertoff
Paulo Filipe Levertoff (1878-1954) nasceu em uma família judaica ortodoxa com ascendência Chasidica em Orsha, Bielorrússia. Depois de se formar na prestigiosa Volozhin Yeshiva na Lituânia, tornou-se um crente em Yeshua de Natsêret (Nazaré). Ele passou o resto de sua vida trabalhando para a formação de "cristianismo judaico", um precursor do moderno, o movimento judaico messiânico.
Teófilo Sorte
Chaim Yedidah Teófilo Sorte nasceu em 1854 perto de Stanislau na Galiza. Ele veio a fé, enquanto estudava em Berlim, em meados da década de 1870, enquanto estudava tradução Delitzsch do hebraico.
Ele viveu nos EUA alguns anos durante a década de 1880 onde atuou como co-editor do periódico Inglês povo peculiar e editor do todo-hebraico Eduth le Israel (Testemunho de Israel) antes de se instalar em Stanislau na Galiza. Em 1916, ele partiu para os EUA, a fim de renovar a sua cidadania e liderou um movimento de crentes judeus ortodoxos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário