sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Tu Bishvat - O Ano Novo das Árvores - 11 Fevereiro de 2017





Tu B'Shevat, 15 de Shevat no Calendário Judaico é o dia que assinala o início do "Ano Novo das Árvores". Essa é a estação na qual as primeiras árvores a brotar na Terra de Israel emergem do seu sono de inverno e iniciam um novo ciclo de produção de frutas.
Legalmente, o "Ano Novo das Árvores" se relaciona aos vários dízimos que são separados da produção cultivada na Terra Santa. Esses dízimos diferem de ano para ano no ciclo Shemitá de sete anos; 15 de Shevat é o ponto no qual um fruto em botão é considerado como pertencendo ao ano seguinte do ciclo.
Celebramos o dia de Tu B'Shevat comendo frutas, especialmente as espécies que são destacadas na Torá em seus louvores à fartura da Terra Santa: uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Nesse dia lembramos que "o homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19) e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa analogia botânica.
Sugestão Culinária :

Pão de Frutas Secas


Ingredientes
300 g de figo seco
300 g de tâmaras sem caroço
300 g de uva passa branca
300 g de damasco
1 dose de licor
2 colheres de sopa de mel
100 g de pistache sem casca
5 ovos
130 g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 pitada de sal
Preparo
Corte as frutas secas em tiras bem finas, adicione a uva passa, o mel e o licor. Junte o pistache e deixe descansar por vinte mi- nutos. Bata os ovos com a farinha, a canela e o sal até formar um creme. Agregue-o às frutas com a ponta dos dedos. A massa fica bem densa e pastosa. Leve ao forno numa assadeira para pão untada e asse até dourar. Espere esfriar completamente e desenforme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário