terça-feira, 30 de maio de 2017
10 Mandamentos
As próprias letras de Assêret Hadibrot demonstram este fato. Os Dez Mandamentos são escritos com 620 letras significando que D-us deu no Sinai os Dez Mandamentos que abrangem os 613 preceitos e as sete Leis de Nôach; 613 com 7 somam 620.
É interessante notar que a soma dos números 6, 1 e 3, de 613 totaliza dez (Mandamentos), mostrando também que as 613 mitsvot incluem os Dez Mandamentos.
1. Eu sou o Senhor, teu D-us, que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão.
2. Não terás outros deuses diante de minha presença. Não farás para ti imagem esculpida, nem nada semelhante ao que há nos céus acima, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás; pois Eu Sou o Senhor, teu D-us – um D-us zeloso, que visita as iniquidades dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que aborrecem. Mas mostrarei bondade para centenas de gerações àqueles que Me amarem e cumprirem Meus mandamentos.
3. Não jurarás pelo nome do Senhor teu D-us em juramento vão; pois D-us não absolverá ninguém que use Seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia de Shabat, para o santificá-lo. Por seis dias deverás trabalhar e cumprir todas tuas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat de teu D-us; não deves fazer nenhum trabalho – tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, e o peregrino que estiver dentro de teus portões – pois em seis dias D-us fez os dois, a terra, o mar e tudo que neles está, e Ele descansou no sétimo dia. Por isso abençoou o dia de Shabat, e o santificou.
5. Honrarás teu pai e tua mãe, para se prolonguem teus dias sobre a terra.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, e seu servo, e sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que seja teu próximo.
sexta-feira, 26 de maio de 2017
Zegota (Resgate)
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!).
Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhonete (para crianças de maior tamanho).
Também levava na parte de trás da caminhonete um cão, a quem ensinara a latir aos soldados nazistas quando entrava e saia do gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o latido deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto pôde manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
Por fim os nazistas apanharam-na. Souberam dessas atividades e em 20 de Outubro de 1943 Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisão de Pawiak, onde foi brutalmente torturada. Num colchão de palha, encontrou uma pequena estampa de com a inscrição: “Jesus, em Vós confio".
Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Já recuperada foi, no entanto, condenada à morte.
Enquanto esperava pela execução, um soldado alemão levou-a para um "interrogatório adicional".
Ao sair, ele gritou-lhe em polaco: "Corra!".
Esperando ser baleada pelas costas, Irena, correu por uma porta lateral e fugiu, escondendo-se nos becos cobertos de neve até ter certeza de que não fora seguida. No dia seguinte, já abrigada entre amigos, Irena encontrou o seu nome na lista de polacos executados que os alemães publicavam nos jornais.
Os membros da organização Żegota ("Resgate") tinham conseguido deter a execução de Irena e ela continuou a trabalhar com uma identidade diferente.
Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do gueto, guardadas num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra, tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
Em 2006 foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por sua campanha sobre o Aquecimento Global.
Passaram já muitos anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Esta mensagem está sendo em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos (inclusive 1.900 sacerdotes católicos ), 500 mil ciganos, e milhares de deficientes físicos e mentais e que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados.
Agora, mais do que nunca, com o recrudescimento do racismo, da discriminação e os massacres de milhões de civis em conflitos e guerras sem fim em todos os continentes, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça gente como Irena Sendler, que salvou milhares de vidas praticamente sozinha.
Fica a frase de Irena.
"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância.
Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade." Irena Sendler
quinta-feira, 25 de maio de 2017
ROSH CHODESH - LUA NOVA
INÍCIO DO TERCEIRO MÊS
Chodesh Hashelishi (Terceiro mês/ judaico de Sivan)
Shemot (Exodo) 19:1; Esther 8:9
No dia 26 de Maio de 2017, ao escurecer, no cabalat shabat, no sentido oeste horizontal, ocorrerá o molad (nascimento) da lua nova. Estará completamente visível com 1.33% de visibilidade. Iniciando então o terceiro mês hebreu ou judaico de Sivan.
Principais fatos históricos do mês:
1. Chegada dos Israelitas ao monte sinai
2. Entrega do decálogo (as dez palavras) de YHWH com manifestações de grande poder e sinais
3. Celebração da festa de shavuot ou das colheitas (Vayikra/Levítico 23:15-22)
4. Entrega do Ruach Hakodesh (Espírito do Kadosh YHWH) aos discípulos nazarenos Israelitas reunidos na cidade de Jerusalém. Cumprimento do batismo no fogo do Espírito de YHWH sobre os discípulos de Yahushua Hamashiach manifestações e com sinais de profecias, línguas de fogo e idiomas estrangeiros no dia de Hamishim (pentecostes)
5. Remanescentes das tribos de Efraim, Menasheh e Shimeon fizeram aliança com o rei Asa da casa de David em que pediram permissão pra viver no meio de Yahudah e adorar YHWH em Yerushalaim.
6. Cartas de Mardoqueu em nome do rei Assueros enviadas à todas as províncias do império persa ordenando a anulação das cartas genocidas do ímpio Haman e que se desse auxílio aos judeus e deixassem eles seguir suas leis sem quaisquer obstáculos.
7. mês da tribo de Zevulon
8. Kehilat (congregação) de Tiatira vivencia a festa de Shavuot/Pentecostes
Chag sameach rosh chodesh!
Feliz festa de lua nova!
Que este mês seja bom para o povo de YHWH
domingo, 21 de maio de 2017
O Homem e a MULHER
O Midrash chama a atenção para outra diferença entre o homem e a mulher : o homem foi criado do pó da terra ; a mulher dos ossos de Adão . O osso é mais resistente do que a terra ; um jarro de barro , quando cai quebra-se em muitos pedaços ; um recipiente feito de osso permanece firme e inteiro . O Midrash conclui que a mulher é abençoada com uma força emocional interior maior . *Embora as mulheres sejam mais emocionais do que homens , estes são emocionalmente mais fracos do que as mulheres ; ou seja , sob tensão emocional , os homens " quebram " mais facilmente do que as mulheres . Mulheres são mais flexíveis e resilientes ....*
segunda-feira, 15 de maio de 2017
Lâmpada
*Provérbios 20:27 e 30* - "O espírito do homem é a lâmpada do ETERNO [YHWH], a inteligência e o discernimento humano revelam tudo o que se passa no corpo. (...) As marcas e os ferimentos eliminam o mal; as provações e os açoites purificam as profundezas da alma."
“Quem é sábio? Aquele que aprende de toda pessoa. Quem é forte? Aquele que domina a sua má inclinação. Quem é rico? Aquele que contenta-se com a sua parte. Quem é honrado? Aquele que honra aos outros.” (Pirke Avot/Ética dos pais 4:1)
sábado, 13 de maio de 2017
Religião
O judeu deve compreender que a palavra “religião” é totalmente estranha à língua hebraica, e que a expressão “fé” – do latim “fides” – nada tem em comum com a palavra hebraica “emuná”, comumente traduzida por “fé”.
A palavra “religião” deriva do verbo latino “religare”, (ou seja, religar) e exprime idéia proveniente do antigo paganismo greco-romano segundo a qual se acreditava estar o homem desligado (por seus pecados – outra palavra estranha às línguas semíticas em geral) de seu deus, devendo a ele religar-se (religare) por meio de algum feitio, conforme determinado pelos sacerdotes de cada culto.
Essa forma de pensar não é originária da Torá. Entretanto entre os membros de seitas cristãs direcionadas ao evangelismo de judeus, este uso é comum, sua origem está nos credos pagãos dos quais o Cristianismo recebeu influências exteriores à recebida dos primeiros apóstolos, que eram judeus.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Os 5 primeiros livros do Tanach ( Velho Testamento ), que é a Torah significa:
2 -- Shemot = Nomes
3 -- Vaiycra = E chamou
4 -- Bemidbar = No deserto
5 -- Devarim = Palavras




