sábado, 30 de dezembro de 2017

RÉVEILLON E O 1° DE ABRIL

Quero perder uns minutinhos e dizer algo sobre o ano novo gregoriano. Tá curioso? Ok!

Você sabia que o calendário bíblico deixado pelo Criador em Gênesis 1:14 não é este em que vivemos atualmente? O calendário gregoriano é um ajuste feito pelo astrônomo do então papa Gregório, às falhas do calendário juliano,  bíblico e israelita. Às festas são outras, quase todas sincretizadas do paganismo mitológico. Sim, estas festividades que agora celebramos, os pagãos nos deixaram de presente. A igreja mexeu os dedinhos e as deu nova identidade, com espírito cristão!

Réveillon
Bom, falando do réveillon - ano novo,  saiba que também recebemos da mitologia romana. Janu ou Janos, o deus das duas faces, uma para frente e outra para trás; abridor de porta,  de ano - do qual recebemos abreviadamente a palavra ANO (Jano). Pois bem, insta dizer que, para os adeptos do deus Bacu, a festa era a bacanalia, festa esta da qual deriva-se a palavra bacanal (suruba) - hoje, o nosso carnaval.  Para os adoradores de Saturno, era a saturnália (mesmo espírito bestial da bacanalia). Mas quando a vez era a do Jano -abridor do ano, que olha para o novo e o velho, passado e futuro,  a festa era chamada: JANEIRO. Sim, você é esperto, deu origem ao mês de Jano, Janeiro! Nos primeiros de janeiro o mundo antigo festejava, pulava, praticava agouros, pedia sorte e dinheiro à Jano. Hoje ésta comemoração se chama Reveillon!

Os Remanescentes
Só que ainda tinha um povo "chato", que não se dobrava à propagada idolatria. Este "povinho", seguia outro calendário, o bíblico; não apenas solar, mas baseado na lua e no sol, conforme Gênesis 1:14.  De acordo com as Escrituras, o ano começa no mês hebraico de Abibe,  que significa traduzindo livremente: partir o grão, abrir o grão! No calendário gregoriano, cai sempre entre março e abril. Então, este povinho, contrariando todo um sistema e enfrentando leis marciais, sempre barulhava dizendo que o ano (biblico) ABRIL; daí o nome do nosso mês, abril. Porém, para os pagãos, como entender que o ano havia 'abrido', se o mesmo sempre começava 3 meses antes, na festa do deus Jano?  Por isso, à esmagadora resistência, protestava dizendo:

- Mentira, mentira, o ano já começou! É por isso que temos o 1° de abril como o dia da mentira!
O povo da bíblia dizia  que o ano havia se iniciado de fato em "abril" - curiosamente, o único mês do calendario gregoriano que não termina com a letra O, fugindo à regra, terminando em L.  Assim, enquanto uma minoria dizia que o ano abril, a esmagadora maioria protestava chamando-os de mentirosos.

Repense sobre o Reveillon e sobre o 1° de Abril como dia da mentira e desculpe estragar a festa com um pouquinho de história!

Crédito: Moshé ben 

Nenhum comentário:

Postar um comentário