quinta-feira, 30 de junho de 2016

Qui, 30 Jun 2016 - 24 Sivan, 5776

  • Lição de hoje: Parashat Shelach, 5ª Alyá Números 15:8-15:16.
  • Salmos do dia: Capítulos 113 - 118
  • Lição de hoje: Shaar Hayichud Vehaemunah, meio de Chapter 7

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Qua, 29 Jun 2016 - 23 Sivan, 5776


  • O dia de hoje na História Judaica

  • Jeroboam faz uma barricada a Jerusalém - 797 AEC

  • O Decreto de Haman é revogado - 357 AEC

  • Lição de hoje: Parashat Shelach, 4ª Alyá Números 14:26-15:7.
  • Salmos do dia: Capítulos 108 - 112 
  • Lição de hoje: Shaar Hayichud Vehaemunah, meio de Chapter 7

terça-feira, 28 de junho de 2016

Ter 28 de junho - 22 Sivan , 5776

  • O dia de hoje na História Judaica

  • Miriam entra em quarentena - 1312 AEC

Lição de hoje: 

Parashat Shelach, 3ª Alyá Números 14:8-14:25.

Salmos do dia: Capítulos 106 - 107 

Lição de hoje: Shaar Hayichud Vehaemunah, meio de Chapter 7

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Quinta-feira, 9 Junho, 2016 3 Sivan, 5776

Leitura da Torá

História Judaica
Em 3 de Sivan, D'us instruiu Moshê a “estabelecer limites para o povo em redor, dizendo: ‘Guardai-vos de subir ao monte ou tocar em seu limite…’” (Shemot 19:10-12) em preparação para a Outorga da Torá três dias depois. Até hoje, assinalamos os “Três Dias de Hagbalá” (‘Limites’) que levou à Outorga da Torá em 6 de Sivan.
Em seus avanços rumo à destruição de Jerusalém, o Imperador Romano Titus Flavius Vepasianus captura Jericó e massacra todos os seus habitantes.

Leis e Costumes
Hoje começam os três dias de preparação para a Festa de Shavuot, conhecidos como "Três Dias de Hagbalá"; em algumas comunidades, as práticas de luto do período do Ômer, como não realizar casamentos ou cortar o cabelo, agora estão suspensas. Foi neste dia que D'us ordenou a Moshê para "cercar (hagbel) a montanha e santificá-la" em preparação para a Outorga da Torá a 6 de Sivan.
Amanhã é o 48º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 48 dias, que fazem seis semanas e 6 dias do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.
Sefirá desta noite: Yesod sheb'Malchut – "Conexão na Receptividade"
Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.
Estudo diário

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Quarta, 08 Jun 2016 - 2 Sivan, 5776

  • O dia de hoje na História Judaica

  • O Povo Escolhidas - 1313 AEC

  • As Forças de Defesa Israelense (IDF) Capturam as Colinas do Golan - 1967




   Lição de hoje:

   Parashat Bamidbar, 4ª Alyá Números 3:1-3:13

   Salmos do dia: Capítulos 10 - 17 .

Lição de hoje: Likutei Amarim, final de Chapter 52

terça-feira, 7 de junho de 2016

O dia de hoje na História Judaica - 07 junho 2016 - 01 Sivan, 5776



  • O dia de hoje na História Judaica

  • As Águas do Dilúvio Diminuem - 2105 AEC

  • Acampamento no Sinai - 1313 AEC

  • Corach é Engolido pela Terra - 1312 AEC


Lição de hoje: Parashat Bamidbar, 3ª Alyá Números 2:1-2:34.

Salmos do dia: Capítulos 1 - 9 

Lição de hoje: Likutei Amarim, meio de Chapter 52


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Israel registra imigração recorde de judeus da França em 2015

Um número recorde de judeus franceses se mudou para Israel neste ano, disse nesta quinta-feira uma autoridade de imigração, citando violência antissemita e insegurança econômica como as causas da fuga da Europa.
A França possui a maior população de judeus na Europa, tendo crescido quase pela metade desde a Segunda Guerra Mundial para 550 mil. Mas a comunidade tem sofrido várias ameaças e ataques de radicais islâmicos, como o que ocorreu em janeiro em um mercado kosher de Paris, causando a morte de quatro judeus.
  A Jewish Agency, que apoia a imigração de pessoas para Israel, afirmou que cerca de 7.900 franceses se mudaram para o país em 2015, um crescimento de 10 por cento sobre o ano anterior.
“Cada um tem a sua razão, incluindo crise econômica, segurança pessoal, ataques terroristas e, em alguns casos, antissemitismo”, afirmou o porta-voz da agência, Yigal Palmor.
Embora não seja final, o número ainda está abaixo da previsão do chefe da agência, Natan Sharansky. Após os ataques no mercado kosher e ao jornal Charlie Hebdo, ele disse que mais de 10 mil franceses se mudariam para Israel neste ano.
Palmor afirmou que 2015 é o ano com maior imigração para Israel em 15 anos, com cerca de 30 mil chegadas. Segundo ele, há grande quantidade de judeus deixando a Rússia, país que enfrenta problemas econômicos, e a Ucrânia, que passa por uma guerra civil.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Shabat 03 de junho de 2016


  • O dia de hoje na História Judaica


  • Falecimento de R. Saadia Gaon - 942

  • Falecimento de Ramchal - 1747

  • R. Eizik de Homel - 1857

Lição de hoje: 


Parashat Bechucotai, 6ª Alyá Levítico 27:22-27:28.


Salmos do dia: 


Capítulo 119, Versículos 97-176 

Lição de hoje: 


Likutei Amarim, meio de Chapter 51


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Culinária - Shavuot

Burecas de Batata e Queijo


Ingredientes da Massa

1 copo de óleo
1 copo faltando 1 dedo de água
Sal a gosto
1 colher (chá) de vinagre
Farinha (aproximadamente 900 gramas, vá acrescentando aos poucos, até dar o ponto)

Ingredientes do recheio

2 batatas cozidas e amassadas
200 g de queijo ralado (mussarela ou prato)
Sal e pimenta a gosto
1 ovo

Modo de fazer

Misture os ingredientes da massa até que fique homogênea e lisa. Reserve deixando descansar por 20 min. Misture todos os ingredientes do recheio. Abra a massa bem fininha, coloque o recheio, feche amassando com um garfo e coloque para assar em forma untada, pincelando cada bureca com a gema de um ovo. Se preferir, salpique com gergelim.


Bolo Supremo de Queijo





Ingredientes da Massa
  • 20 bolachas Maria
  • 1/3 xícara de margarina amolecida
Ingredientes do Recheio
  • 500 g de ricota
  • 3/4 xícara de açúcar
  • Suco de 1/2 limão
  • 2 ovos
  • 3 colheres (chá) de essência de baunilha
Ingredientes da Cobertura
  • 1 xícara de creme azedo
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 1 colher (chá) açúcar
Preparo da Massa
Bata os biscoitos no liquidificador até virarem pó. Coloque numa tige-la. Adicione a margarina misturando bem. Pressione nos lados e fundo da fôrma. Pré-aqueça o forno a 350º.
Preparo do Recheio
Numa tigela média, bata a ricota e adicione o açúcar. Junte os ingre-dientes restantes e bata até ficar liso e cremoso, cerca de 2 minutos. Coloque sobre a massa. Asse por 45 minutos.
Preparo da Cobertura
Numa tigela, misture os ingredientes e espalhe sobre a torta assada. Asse por mais 15 ou 20 minutos.
Variação com Cobertura Mármore
Derreta 60g de chocolate com 1 colher de sopa de margarina em fo-go baixo. Retire do fogo e esfrie. Prepare o recheio da torta como a-cima. Misture 1/2 xícara de mistura de queijo com chocolate frio. Despeje o recheio restante numa panela, depois salpique a mistura de chocolate e queijo sobre o recheio. Faça cortes com uma faca no recheio para marmorizar. Asse e misture a cobertura.
Tempo Total de Cozimento
1h.
Rendimento
8 porções.

Shavuot - 11-13 de junho, 2016 / 5 - 7 de Sivan

Significado de Shavuot


Shavuot é o segundo dos três maiores Dias Festivos (Pêssach é o primeiro e Sucot o terceiro), e vem exatamente cinqüenta dias após Pêssach. A Torá foi outorgada por D'us ao povo judeu no Monte Sinai há mais de três mil e trezentos anos. Todos os anos, neste dia, renovamos nossa aceitação do presente de D'us.
A palavra Shavuot significa "semanas": assinala a compleição das sete semanas entre Pêssach e Shavuot (o período do ômer), durante o qual o povo judeu preparou-se para a Outorga da Torá. Durante este tempo, purificou-se das cicatrizes da escravidão e tornou-se uma nação sagrada, pronta a entrar em uma aliança eterna com D'us, com a Outorga da Torá.
Shavuot também significa "juramentos". Com a Outorga da Torá, o povo judeu e D'us trocaram juramentos, formando um pacto duradouro de não abandonar um ao outro.

A História de Shavuot


A primeiro de Sivan, o primeiro dia do terceiro mês após o Êxodo do Egito, os Filhos de Israel chegaram ao Deserto do Sinai e acamparam perto da montanha.
Durante as poucas semanas de viagem no deserto sob a proteção Divina, com milagres diários, tais como o maná e a codorna, o miraculoso adoçamento da água, a derrota de Amalec e a travessia do Mar Vermelho, o povo judeu havia se tornado mais e mais consciente de D'us.
A fé tornava-se mais intensa a cada dia, até que atingiram um padrão de santidade, solidariedade e unidade, jamais conseguido antes ou depois por qualquer outra nação.
Moshê ascendeu ao Monte Sinai, e D'us disse-lhe as seguintes palavras: "Assim dirás à casa de Yaacov, e dirás aos Filhos de Israel: 'Vocês viram aquilo que fiz aos egípcios, e como Eu os trouxe nas asas da águia, e os trouxe até a Mim. Agora, portanto, se ouvirem de fato Minha voz, e se mantiverem Minha aliança, então serão Meu tesouro dentre todos os povos; pois toda a terra é Minha; e serão para Mim um reino de sacerdotes, e uma nação sagrada.'"
Moshê voltou do Sinai e chamou os anciãos do povo e transmitiu-lhes todas estas palavras de D'us. Unanimemente, com uma voz e uma só mente, o povo respondeu: "Naasê Venishmá" - "Tudo que D'us falou, assim o faremos."
Dessa forma, aceitaram totalmente a Torá, com todos seus preceitos, sem ao menos pedir uma enumeração detalhada das obrigações e deveres que nela estavam envolvidos.
Quando Israel havia se prontificado a receber a Torá, D'us falou novamente a Moshê: "Vá até o povo, e santifique-os hoje e amanhã, e deixe que lavem suas vestes, e estejam prontos no terceiro dia: pois no terceiro dia o Senhor virá à vista de todo o povo no Monte Sinai. Estabeleça limites para o povo, dizendo: Prestem atenção; não subam ao Monte, ou toquem sua borda, pois aquele que o fizer morrerá."
A Revelação no Sinai
A alvorada do terceiro dia trouxe trovões e relâmpagos que encheram o ar. Pesadas nuvens pairavam sobre a montanha, e os sons crescentes e constantes do shofar fizeram o povo estremecer com temor. Moshê levou os Filhos de Israel para fora do acampamento e colocou-os ao pé do Monte Sinai, que estava todo coberto por fumaça e trepidações, pois D'us tinha descido sobre ele, em fogo.
O toque do shofar intensificou-se, mas de repente todos os sons cessaram, e seguiu-se um silêncio absoluto; então D'us proclamou os Dez Mandamentos desta forma:
  1. "Eu sou o Senhor teu D'us, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos.
  2. "Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima, nos céus, e abaixo na terra, ou nas águas, abaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirá, pois sou o Eterno, teu D'us, D'us zeloso, que visita a iniqüidade dos pais aos filhos sobre terceiras e quartas gerações aos que me aborrecem; e mostrarei misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam Meus mandamentos.
  3. "Não jurarás em nome do Eterno, teu D'us, em vão; porque não livrará o Eterno ao que jurar Seu nome em vão.
  4. "Lembra-te do dia de Shabat para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda tua obra. E o sétimo é o Shabat do Eterno, teu D'us, e não farás nenhuma obra, tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, e teu peregrino que estiver em tuas cidades; pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar, e tudo o que há neles, e repousou no sétimo dia; portanto, abençoou o Eterno o dia de Shabat e o santificou.
  5. "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra que o Eterno, teu D'us, te dá.
  6. "Não matarás.
  7. "Não cometerás adultério.
  8. "Não furtarás.
  9. "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
  10. "Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçarás a mulher de teu próximo, e seu servo, ou sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que seja de teu próximo.
Moshê Recebe a Torá
Todo o povo ouviu as palavras de D'us, e ficaram assustados.
Imploraram a Moshê para ser o intermediário entre D'us e eles, pois se o próprio D'us continuasse a dar-lhes toda a Torá, certamente morreriam. Moshê disse-lhes para não terem medo, pois D'us revelara-Se a eles para que O temessem e não pecassem.
Então D'us pediu a Moshê para subir a montanha; pois apenas ele era capaz de ficar na presença de D'us. Lá Moshê receberia as duas tábuas contendo os Dez Mandamentos e a Torá completa, para ensiná-los aos Filhos de Israel.
Moshê subiu a montanha e lá permaneceu por quarenta dias e quarenta noites, sem comer ou dormir, pois havia se tornado semelhante a um anjo. Durante este tempo, D'us revelou a Moshê toda a Torá, com todas suas leis e suas interpretações.
Finalmente, D'us deu a Moshê as duas Tábuas do Testemunho, feitas de pedra, contendo os Dez Mandamentos, escritos pelo próprio D'us.

O grande momento de Pentecostes :
Há 2000 anos quando os apóstolos estavam (segundo relatado em Atos 2) celebrando a festa de Shavuot, temerosos e inseguros de como seria a vida deles após a ressurreição de Yeshua, eles foram batizados pelo Espírito Santo de D´us que desceu sob a forma de línguas de fogo e encheu a todos com a manifestação do poder do Espírito Santo. 
Foram cheios do Espírito de D'us, receberam unção, sabedoria, intrepidez e coragem para proclamarem as Boas Novas do Reino de Yeshua e isto continua conosco até que Ele retorne em glória, desejo que todos se encham também Deste Espírito, se preparando para a grande celebração de Shavuot, nossa redenção espiritual, quando somos libertos para servir a D´us já na semelhança de Seu filho Yeshua. Se agora o Espírito Santo habita em nós (I Co 6:19), então, podemos nos apropriar do caráter Dele, sendo misericordiosos, compassivos, longânimos, benignos, guardadores, fiéis, perdoares (atributos de D'us cf. Ex34:6 que são de fato frutos do Espírito, respectivamente, bondade, paz, paciência, benignidade, domínio próprio, fidelidade e amor). 

fonte chabad.org/