domingo, 9 de outubro de 2016

Mensagem de YOM KIPUR.

Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o aspergirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.
E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel. Levítico 16:15-17
Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.
Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.
Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Levítico 23:27-32
A tradição judaica tem mantido uma grande ênfase no aspecto individual da celebração do Yom Kipur, ou seja, que cada indivíduo se preocupa por si mesmo em buscar a expiação e creem que o dia da celebração em si seria responsável pela purificação da alma.
Podemos observar no texto de Lv 16 que um dos aspectos primordiais do serviço kohanim era o sacrifício do bode da expiação que seria pelo povo ou por toda a congregação de Israel.
Havia um serviço com um bode vivo, conforme o texto;
Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo.
E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto. Levítico 16:20-22
Mais uma vez vemos o sacerdote confessando as iniquidades pelo pecado coletivo dos filhos de Israel. Disto depreendemos que havia a necessidade de expiação particular, onde cada um era responsável pelo seu próprio pecado, e havia a necessidade de expiação por aquilo que o povo pecava em conjunto, principalmente quando deixavam de cumprir coletivamente as instruções da Torá.
Hoje os filhos de Israel não tem mais o serviço kohanim para serem expiados de suas transgressões, eles celebram Yom Kipur sem conseguirem o almejado perdão de seus pecados, nem particulares e nem coletivos.
Que todos os messiânicos possam incluir  nos seus serviços de Yom Kipur, um momento muito especial de intercessão pela salvação dos filhos de Israel que estão espalhados pelo mundo, eles necessitam saber que o kipur só se consegue através de Yeshua. Oremos para que o Ruach faça um mover de avivamento para o convencimento da necessidade de cada judeu reconhecer a salvação através do sacrifício que o Mashiach realizou por nós no madeiro em sua morte.
Eu creio que se fizermos isso, breve veremos muitos deles confessando que Yeshua é o Messias prometido e terão o verdadeiro kipur em suas vidas.
Tenham todos um excelente Yom Kipur.

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